Na homilia da Missa que presidiu esta manhã na Casa Santa Marta, o Papa Francisco criticou a hipocrisia. Comentando o Evangelho do dia no que os sacerdotes perguntam ao Jesus com que autoridade realizava suas obras, disse que “quando via um cristão com o coração assim, fraco, não firme sobre a rocha que é Jesus, com tanta rigidez fora, pedia: ‘Senhor, jogue-lhe uma casca de banana adiante, para que se faça um lindo escorregão, envergonhe-se de ser pecador e assim te encontre, a ti que é o Salvador”.

Para o Santo Padre esse “escorregão” é necessário para que a pessoa mude de atitude. “Muitas vezes, um pecado nos envergonha tanto e nos faz encontrar ao Senhor, que nos perdoa, como estes doentes que foram ver o Senhor para que os curasse”.

O Papa disse que com a pergunta da moralidade dos atos de Jesus, os sacerdotes põem em evidência “um coração hipócrita” já que “não lhes interessava a verdade” porque se moviam conforme soprasse o vento. Tinham pois “um coração sem consistência”.

“Assim negociavam tudo: negociavam a liberdade interior, negociavam a fé, negociavam a pátria, tudo, menos as aparências. Só lhes importava sair bem das situações. Se aproveitavam das situações”, afirmou.

O Pontífice reconheceu que eles cumpriam a lei “nas aparências”. “Eram fortes, mas na parte exterior. Eram rígidos, mas não sabiam no que acreditavam, por isso suas vidas eram reguladas pela parte de fora. Tinham um coração fraco e uma pele rígida, forte, dura”.

Segundo o Santo Padre, as pessoas simples não se enganam, porque os sábios têm o “olfato da fé”.

“Jesus nos ensina que o cristão deve ter o coração forte, o coração firme, o coração que cresce sobre a rocha, que é Cristo, e depois, deve ir pelo mundo com prudência”, ensinou.

O Papa Francisco citou como exemplo a atitude do Papa Pio XII que liberou o povo da pesada cruz do jejum eucarístico.

“Talvez alguns de vocês se recordem. Nem sequer se podia tomar uma gota de água. Ao escovar os dentes não era permitido engolir a água. Eu mesmo, quando jovem, fui confessar porque acreditava que tinha engolido uma gota de água. Quando Pio XII tocou a disciplina muitos ‘fariseus’ se escandalizaram: – ‘Ah, heresia!’. Pio XII fez como Jesus: viu a necessidade das pessoas, os sacerdotes que celebravam três missas, a última depois do meio-dia, em jejum”, recordou.

O Papa conclui a homilia com uma oração:

“Peço ao Senhor a graça que o nosso coração seja simples, luminoso com a verdade que Ele nos dá, e assim possamos ser amáveis, perdoadores, compreensíveis com os outros, de coração amplo com as pessoas, misericordiosos. Jamais condenar, jamais condenar. Se você tem vontade de condenar, condene a si mesmo, que algum motivo terá, né?!”. Peçamos ao Senhor a graça que nos dê esta luz interior, que nos convença que a rocha é somente Ele e não tantas histórias que inventamos como coisas importantes. Que Ele nos diga o caminho, que Ele nos acompanhe na estrada, nos alargue o coração para que possamos ajudar as pessoas em seus problemas. Que Ele nos dê a graça de nos sentir pecadores”, disse o Santo Padre.