O Papa Francisco recordou através de sua conta do Twitter @Pontifex_pt o seu aniversário de ordenação sacerdotal e pediu orações aos fiéis por ele e por todos os sacerdotes do mundo.

Há 45 anos, em 13 de dezembro de 1969, apenas quatro dias antes de cumprir 33 anos de idade, o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo Emérito do Córdoba (Argentina), Dom Ramón José Castellano.

Aquele 13 de dezembro foi um sábado como hoje, vésperas do terceiro domingo de Advento. Na liturgia da Igreja, este dia é conhecido como domingo do Gaudete ou Domingo da Alegria, para muitos o selo do Pontificado do Papa Francisco.

Em seus primeiros anos como sacerdote, Jorge Mario Bergoglio continuou sua formação como jesuíta entre 1970 e 1971 na Espanha. Em 22 de abril de 1973 emitiu suas profissões perpétuas na Companhia de Jesus.

Quando retornou a Argentina foi professor na faculdade de teologia de São José na localidade de San Miguel (nos subúrbios da cidade de Buenos Aires), reitor do Colégio e, à idade de 36 anos, foi designado Provincial dos jesuítas da Argentina.