Nesta semana foi celebrada a sétima reunião de cardeais do chamado G-9, o Conselho para a Reforma da Cúria liderada pelo Papa Francisco e que há meses vem trabalhando neste sentido.

O encontro, que começou no dia 9 de dezembro pela manhã e terminou na tarde de 11 de dezembro em Roma, contou com a participação do Papa Francisco, salvo na manhã da quarta-feira que teve a audiência geral na Praça São Pedro.

Conforme informou o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, o primeiro dia esteve dedicado à redação e reflexão das observações feitas como resultado da reunião de chefes de dicastérios –cada um dos distintos órgãos que compõem a Santa Sé– que também foi presidida pelo Papa em 24 de novembro passado.

Nesta reunião, o secretário do G-9, o arcebispo Marcello Semeraro, apresentou algumas orientações e propostas dos nove cardeais que foram valorizadas e comentadas.

As novas reflexões expressas foram “de caráter geral” e também “específicas” sobre a reorganização de alguns Pontifícios Conselhos, sobretudo, o da “Família” e dos “Leigos”. Também se encontra em estudo o de “Justiça e Paz”, e “Cor Unum” que vela pelas obras de caridade e ajuda do Santo Padre.

A Santa Sé insistiu em que ainda se está trabalhando nestas mudanças, por isso ainda se espera que o processo se estenda, tal e como explicou o próprio Papa Francisco no domingo passado em uma entrevista concedida ao jornal argentino La Nación. Nela, o Pontífice assegurou que a reforma ainda não estaria pronta em 2015.

Por outro lado, o G-9 voltou a revisar a situação do Conselho de Economia e na manhã desta quinta-feira contou com a presença do professor Joseph Zahra, Vice Coordenador leigo do Conselho para a Economia que informou sobre as atividades do Conselho e sobre as suas recomendações de como proceder na reorganização dos dicastérios e dos órgãos econômicos e financeiros da Santa Sé.

O Pe. Lombardi informou também que a próxima reunião do Conselho de Cardeais acontecerá de 9 a 11 de fevereiro e serão bem estudados todos os trabalhos realizados até a data com o fim de apresentá-los no Consistório que se celebrará logo depois, de 12 a 13 de fevereiro e que terminará com a criação dos novos cardeais.

Por outro lado, a recente Comissão para a Proteção dos Menores criada em março de 2014, voltará a se reunir entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2015 já com quase todos os novos membros (até o momento só há nove) que fazem parte da mesma. Será um total de 18, procedentes de todo o mundo. Entre eles se encontra Mary Collins, vítima de abusos na Irlanda quando era menina.

Esta Comissão tem como objetivo a luta contra a pederastia através de estudos e ações concretas. Seu presidente é o Cardeal O'Malley, Arcebispo de Boston (Estados Unidos).