Roma foi invadida nos últimos dias por fiéis latino-americanos. Qual foi a razão? Amanhã é 12 de dezembro, festa da Virgem de Guadalupe, Padroeira da América Latina. Todos eles responderam ao convite do Papa Francisco que os convocou na Basílica de São Pedro às 18 horas de Roma para celebrar uma missa e festejar este dia.

A celebração será feita toda em castelhano e contará com a participação da famosa cantora argentina Patricia Sosa e do compositor Facundo Ramírez, filho do astro Ariel Ramírez, compositor de muitas músicas que serão cantadas amanhã na missa crioula.

O Papa se encontrou na quarta-feira pela manhã depois da Audiência Geral com Facundo Ramírez, e lhe disse: “seu pai era uma grande pessoa e um místico, todos os que já tenham escutado o 'Cordeiro de Deus' se dão conta”, contou Ramírez em uma conferência de imprensa para informar sobre a Missa.

A Eucaristia também contará com o Coro Pontifício da Capela Sistina e será entoado o hino guadalupano e duas músicas de natal do folclore popular que acompanharão uma oração que o Pontífice rezará.

Espera-se que a Basílica de São Pedro esteja repleta de fiéis amanhã durante a celebração da missa, que contará também com cerca de mil filipinos residentes em Roma que pediram entradas para que possam participar.

A Missa será concelebrada por 750 sacerdotes.

A organização do evento está a cargo da Pontifícia Comissão para a América Latina. Seu Secretário, o leigo uruguaio Guzmán Carriquiry, explicou ao Grupo ACI que “a devoção guadalupana percorre toda a América Latina e tem seu coração na Basílica Santuário de Guadalupe na Cidade do México”.

“Durante estes dias é visitada por milhões de peregrinos, e mais ainda neste tempo de pontificado do Papa Francisco”, destacou.

Para Carriquiry é importante que “o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja presida a celebração”. Depois da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em agosto de 2013, “é a segunda vez que o Papa vai se dirigir a América Latina em seu conjunto”, algo que “retransmitirão muitos canais de televisão”.

Durante a celebração, uma das orações que se realizarão será feita na língua indígena náhuatl, por ser a mesma em que a Virgem de Guadalupe falou com Juan Diego, o indígena que presenciou a aparição e que foi canonizado em 2002 por São João Paulo II. “As crônicas desse diálogo estão nesse idioma”, apontou Carriquiry.