“Nunca se cansem de anunciar o Evangelho com a vida e a palavra” já que “a Europa precisa redescobri-lo”, pediu o Papa Francisco aos jovens encarregados das pastorais juvenis de todo o continente europeu.

Estas palavras fazem parte da mensagem que o Papa enviou para os participantes da IV Conferência Europeia de Pastoral Juvenil que acontece em Roma de hoje até sábado, 13, e que está sendo organizada pelo Pontifício Conselho para os leigos.

O Pontífice também animou a juventude a “acolher Jesus” como os discípulos de Emaús.

Estes jovens “fazem um trabalho precioso para a Igreja”, disse o Papa na mensagem. O Santo Padre acredita que “os jovens precisam deste acompanhamento dos adultos maduros na fé que possam acompanha-los no caminho, ajudando-lhes a encontrar o caminho que conduz a Cristo”.

O Papa advertiu que mais que promover atividades, esta pastoral consiste em “caminhar com eles” e “acompanha-los pessoalmente no contexto complexo e às vezes difícil no qual estamos imersos”.

Desta maneira, a pastoral juvenil deve ser “um verdadeiro diálogo” que leve a viver uma “relação pessoal” com Jesus.

O Santo Padre falou também das raízes cristãs do continente europeu e destacou que tem “muitas sementes de amor e de esperança no terreno”.

“Deu à Igreja um grande número de santos e santas, muitos deles jovens”, destacou no texto.

Além disso, o Papa alentou a testemunhar que a fé e a razão não se opõem e a converter os jovens em protagonistas alegres da evangelização.

Por último o Pontífice pediu que a pastoral juvenil proponha aos jovens “um caminho de discernimento vocacional” para a vida conjugal ou consagrada.