A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos publicou o texto base da XIV Assembleia Geral Ordinária que acontecerá entre os dias 4 e 25 de outubro de 2015 sobre o tema "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo"; um documento emitido em italiano e que nos próximos dias será traduzido a outros idiomas.

Os Lineamenta é o primeiro documento para esta Assembleia - como indicado pelo Papa Francisco no discurso conclusivo da III Assembleia Geral Extraordinária, em 18 de outubro de 2014- e estão constituídos essencialmente pela Relatio Synodi redigida pela mesma Assembleia.

Porém –explicou a Santa Sé-, a fim de facilitar a recepção do documento sinodal e aprofundar nos temas tratados, a Relatio é acompanhada por uma série de perguntas, que ajudarão a prosseguir o caminho sinodal já iniciado e a preparar o sucessivo Instrumentum laboris da próxima Assembleia Extraordinária.

São em total 46 perguntas divididas em blocos referentes aos distintos temas abordados na Relatio. A primeira parte se refere à “escuta: o contexto e os desafios sobre a família” e contém 6 perguntas. A segunda aborda “O olhar de Cristo: o Evangelho da Família” e tem 16 perguntas. A terceira parte, referida à “confrontação: perspectivas pastorais”, apresenta 24 perguntas

O documento assim composto é enviado às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, à União dos Superiores Religiosos e aos dicastérios da Cúria Romana.

Os mencionados Organismos eclesiais, que nos próximos dias receberão o documento traduzido nas respectivas línguas de uso mais comum, poderão escolher as modalidades adequadas para verificar a recepção e para o aprofundamento da Relatio Synodi, envolvendo os diversos membros das Igrejas particulares e as instituições acadêmicas, organizações, agregações laicais e outras instâncias eclesiais, com o objetivo de promover uma ampla consulta sobre a família conforme as orientações e o espírito do processo sinodal.

Os resultados desta consulta deverão ser enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos entre o dia 15 de Abril de 2015, de forma que possam ser estudados e valorizados na preparação do Instrumentum laboris, que deverá ser publicado antes do Verão.

Nesse sentido, foram convidados os episcopados e as diversas instâncias eclesiais para “acompanhar o caminho sinodal com oportunos momentos de oração e de celebração para a família e para a preparação da próxima Assembleia. Isto deverá verificar-se em particular por ocasião da próxima festa litúrgica da Sagrada Família, a 28 de Dezembro”.

Além disso, convida-se ao uso frequente da oração do Santo Padre pelo Sínodo sobre a Família que se encontra em: http://www.acidigital.com/noticias/oracao-do-papa-francisco-pelo-proximo-sinodo-da-familia-88105/