O Cardeal Robert Sarah, até agora presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum” e nomeado ontem Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, visitará o Haiti de 25 a 29 de novembro, cinco anos depois do terremoto que devastou a ilha deixando mais de 200 mil falecidos e cerca de três milhões de vítimas.

O objetivo principal da viagem é levar um sinal concreto da proximidade espiritual às pessoas que ainda estão enfrentando a fase de reconstrução, e inaugurar a escola “Notre Dame des Anges” (Nossa Senhora dos Anjos) em Leogane, construída graças ao trabalho da Igreja local e à coordenação da Nunciatura apostólica.

Por ocasião desta viagem, o Santo Padre expressou seu desejo de organizar no Vaticano, no dia 10 de janeiro de 2015, uma conferência sobre o Haiti para manter a atenção sobre uma catástrofe humanitária que está longe de ser resolvida e para reafirmar o testemunho da proximidade da Igreja a esta nação.

Durante sua visita à ilha, o Cardeal Sarah se reunirá em 26 de novembro com os representantes da Cáritas Haiti, com o seu presidente, Dom Erick Touissant, e o diretor, Padre Hervé Francois, assim como com representantes das outras Cáritas presentes na ilha.

No dia 27 participará da inauguração da escola “Notre Dame des Anges” em Leogane, administrada pela Companhia de Jesus (jesuítas), construída com recursos enviados pelo Santo Padre ao longo destes cinco anos.

Nesse mesmo dia também se reunirá com as autoridades locais, em particular com o presidente da República do Haiti.

No dia 28 de novembro o Cardeal africano se encontrará com a Conferência Episcopal Haitiana, os sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que oferecem a sua ajuda no trabalho de reconstrução da infraestrutura e do desenvolvimento humano integral da população.