O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, sigla em inglês) estimou em cerca de dois milhões o número de pessoas que tiveram que deixar os seus lares por causa da violência tribal e do avanço do Estado Islâmico (ISIS) no Iraque durante 2014.

Conforme informou OCHA, são mais de 1,96 milhões de pessoas as deslocadas, que se refugiaram em mais de duas mil localidades.

ISIS impôs um toque de silêncio e depois um ultimato para que os membros tribais abandonem as suas casas nas zonas que ocuparam.

O organismo das Nações Unidas assinalou que ainda não se resolveu o problema da distribuição de combustível para a população vulnerável, que o utiliza para cozinhar e para calefação.

Nas zonas montanhosas no norte do Iraque, na região autônoma do Curdistão, indicou OCHA, as temperaturas no inverno chegam até 16 graus centígrados abaixo de zero.

O organismo humanitário fez um chamado solicitando 173 milhões de dólares para poder enfrentar as necessidades básicas dos refugiados.