O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos) e presidente da Comissão sobre Migração da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom José Gómez, assinalou que as medidas migratórias anunciadas ontem à noite pelo presidente Barack Obama não são suficientes, pois “não substituem a reforma integral” da qual o país precisa.

Em uma mensagem à nação, Barack Obama anunciou uma série de medidas migratórias, entre elas deportar “os delinquentes, não as famílias", ampliar a “Ação Diferida” (programa que dá vistos de residentes permanentes para jovens nascidos ou chegados nos EUA antes dos 16 anos) e fortalecer a vigilância contra membros de grupos criminosos e suspeitos de terrorismo.

Entretanto, em seu discurso Obama reconheceu que “nosso sistema migratório está quebrado e todo mundo sabe".

Dom José Gómez, embora tenha expressado alegria porque a iniciativa “oferecerá um certo alívio temporário” às famílias de migrantes em risco de serem desintegradas, assinalou que “as ações que o Presidente está realizando hoje certamente não substituem a reforma integral de imigração que nossa nação necessita”.

“Como nação, todos nós —e não só nossos líderes— temos uma responsabilidade. Não podemos olhar para o outro lado enquanto nossos irmãos e irmãs seguem necessitando a nossa ajuda. Temos que trabalhar todos juntos: os cidadãos, as comunidades de fé, as agências governamentais e os eleitos para cargos públicos”, disse Dom Gómez.

“De maneira que acolho esta ação, pois oferecerá um alívio a milhões de pessoas que estão em grande necessidade. Mas este alívio não é permanente e ainda não apresenta uma solução definitiva para os problemas. Este é o momento para que façamos novos esforços e renovemos nosso compromisso de ajudar a que nossos líderes em Washington deixem de lado suas diferenças e se unam para encontrar soluções que sejam justas, compassivas, duradouras e de amplo alcance”, concluiu o Arcebispo em sua mensagem aos fiéis de Los Angeles e de todos os EUA.