Nesta quinta-feira, 13 de novembro, se reuniram em Lahore importantes líderes cristãos e muçulmanos do Paquistão para exigir justiça e para rezar pelos cônjuges cristãos queimados vivos, Shahzad e Shama, assassinados depois de uma falsa acusação de blasfêmia contra o Corão.

Segundo assinala a agência Fides, a assembleia se reuniu no “Centro da Paz” de Lahore, centro para o diálogo inter-religioso criado e administrado pelos frades dominicanos.

Como informa o responsável pelo Centro, Pe. James Channan OP, entre os organizadores havia o fórum para o diálogo “United Religions Initiative”, o movimento islâmico “Minhajul Quran International” e a revista católica “The Christian Voice”.

Estavam presentes diversos líderes religiosos e ativistas de direitos humanos, como Abdul Khabir Azad, imame da Mesquita real de Lahore (a maior do Paquistão), o líder islâmico sufi Shafat Rasool, presidente do Conselho inter-religioso do Paquistão, Pe. Pascal Paulus OP, Presidente da Conferência dos Superiores Maiores, e Pe. Inayat Bernard, diretor de “The Christian Voice”.

A assembleia condenou por unanimidade o assassinato de Shahzad e Shama e pediu que os culpados sejam levados à justiça, inclusive os religiosos muçulmanos que deram o anúncio nas mesquitas, instigando ao homicídio. Pediram ao juiz chefe da Corte Suprema do Paquistão que tome a iniciativa, a fim de que a justiça caminhe rapidamente.

“Foi feita uma forte reivindicação, convidando as instituições a deter o abuso das leis da blasfêmia: a todos abusam desta lei deve ser emitida a mesma sentença prevista para os supostos blasfemos, como a prisão perpétua e a pena de morte”, explica pe. Channan.

Foi feito também um apelo ao governo: “No passado, em casos de violência de massa contra cristãos, não foi feita justiça: é hora de terminar com a impunidade”, disseram os presentes, convidando o governo do atual Premiê Sharif a “promover a paz e a harmonia inter-religiosa no currículo escolar”. Um caminho essencial é também “formar os imames que conduzem orações nas mesquitas a estes valores”.

A assembleia inter-religiosa de Lahore, conta pe. Channan, também invocou a intervenção das Nações Unidas, “para que formem uma Comissão especial para verificar o uso impróprio da lei da blasfêmia no Paquistão e as perseguições de cristãos e de outras minorias religiosas”.

Como reação ao episódio de Kasur, foi anunciada a criação de um movimento nacional “que estará presente nas ruas e em locais de culto para promover a paz e a harmonia e fazer com que terminem os assassinatos de pessoas inocentes por causa de sua fé”. O encontro se concluiu com uma oração inter-religiosa.