O elemosineiro pontifício, Dom Konrad Krajewski, anunciou a decisão do Papa Francisco de instalar chuveiros para que os moradores de rua que vivem nos arredores do vaticano possam fazer a sua higiene pessoal. Conforme adiantou, estarão posicionados sob as Colunas de Bernini na Praça São Pedro. A medida será imitada por uma dúzia de paróquias da capital italiana.

A partir de segunda-feira, 17 de novembro, começarão as obras para construir três chuveiros dentro dos banheiros destinados aos peregrinos que visitam a Praça São Pedro. As duchas poderão ser utilizadas pelos moradores de rua que se encontram nos arredores da basílica.

Seguindo o convite do elemosineiro apostólico, uma dezena de paróquias romanas nos bairros mais frequentados pelos moradores de rua já estão construindo chuveiros para conter a demanda.

Dom Krajewski oferece alimentos e há anos ajuda os moradores de rua. Por isso mesmo, o Papa o escolheu como responsável pela caridade, nomeou-o bispo e lhe encomendou a elimosineria, oficio pelo qual se encarrega de administrar a ajuda caritativa do Santo Padre.

O bispo contou que o encontro com um morador de rua o iluminou para fazer esta proposta para o Papa, pois convidou este homem para um jantar num restaurante no início de outubro. Era um senhor italiano da ilha da Sardenha, chamado Franco, que naquele dia completava 50 anos. Franco respondeu ao Bispo polonês: “Não posso ir ao restaurante porque estou mal cheiroso. Aqui ninguém morre de fome. Mas não há banheiros onde possamos nos lavar”.

A proposta do elimosineiro pontifício está em sintonia com a tarefa solidária realizada pela Comunidade de São Egídio, que recentemente publicou um vademécum que se chama “Onde comer, dormir e lavar-se”.

Dom Krajewski visitou os complexos paroquiais mais rodeados de moradores de rua e estendeu a proposta, pediu que as paróquias construam chuveiros que serão pagos pela caridade do Papa.