Em uma mensagem dirigida ao Papa Francisco, os bispos dos Estados Unidos juraram fidelidade à Santa Sé e expressaram o desejo de que o pontífice participe do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia no próximo ano.

"Somos muito conscientes de que só na comunhão com o Bispo de Roma que podemos dar o testemunho mais eficaz da plenitude do Evangelho no nosso país hoje em dia”, sustenta a mensagem lida na segunda-feira no início da assembleia de outono da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos que acontece em Baltimore.

"Comprometemos nossos esforços com inquebrantável devoção à Santa Sé e contigo como o sucessor de Pedro", adiciona o texto.

Dom Joseph Kurtz, Arcebispo de Louisville e Presidente da Conferência Episcopal, leu a mensagem aos seus irmãos bispos em 10 de novembro durante a jornada inaugural da assembleia em meio aos aplausos.

Na mensagem, os bispos elogiam o Papa Francisco por sua audaz proclamação da reconciliação em todo o mundo.

Os bispos dizem estar comovidos “pela forma corajosa com a qual (o Papa) falou em nome dos pobres e oprimidos e anunciou o evangelho da reconciliação em Roma".

Os bispos elogiaram particularmente a viagem do Papa à Coréia do Sul em agosto. Durante essa viagem, Francisco insistiu na reunificação da península coreana, que está dividida há quase sete décadas.

Também se referiram à viagem papal à Albânia e às lágrimas do Pontífice “ao escutar o testemunho de um sacerdote albanês que passou 27 anos na prisão por sua fé”, enquanto chamou todos “a não permitir o sofrimento do passado para justificar a inimizade e a violência hoje em dia”.

"Sua voz clara e seu constante chamado à paz e à reconciliação continua sendo uma inspiração para todos nós", indicaram.

Os bispos agradeceram ao Papa Francisco pela recente Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos em Roma, e também prometeram orações pela Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, programada para outubro de 2015.