Depois de um processo que levou quatro anos, a congregação dos Legionários de Cristo finalmente recebeu a aprovação pontifícia de suas novas Constituições, como anunciou o Pe. Eduardo Robles-Gil, Diretor Geral da Legião, encerrando assim a primeira etapa do processo de renovação e purificação que se iniciou nesta instituição eclesial depois da descoberta da vida dupla que o seu fundador levava.

O Pe. Robles-Gil anunciou esta aprovação no dia 1º de novembro em uma carta dirigida a todos os membros da Legião de Cristo, na qual disse estar “agradecido pelos cuidados paternais com os quais os Papas Bento XVI e Francisco e o Cardeal Di Paolis e seus conselheiros guiaram os passos da nossa congregação nestes anos”.

O documento que estabelece a aprovação das Constituições foi assinado no dia 16 de outubro pelo Arcebispo José Rodríguez Carballo, OFM, e pelo Pe. Sebastiano Paciolla, O. Cist., Secretário e Subsecretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, respectivamente.

As novas Constituições já entraram em vigor e são o resultado de um período de três anos de consultas e reflexões nos quais todos os legionários tiveram a oportunidade de participar.

Os novos estatutos estão compostos por 247 numerais, enquanto os anteriores tinham 878.

A primeira parte se refere ao carisma da Legião de Cristo, a segunda descreve os quatro votos que devem ser feitos pelos legionários; logo o texto se refere aos passos da formação, as características dos candidatos, a profissão religiosa, os estudos, a ordenação, e a administração da instituição.

Devido à sugestão da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, as Constituições incluíram diversas referências aos documentos do Concílio Vaticano II e a outros documentos eclesiais sobre a vida consagrada.

A Congregação vaticana também solicitou incluir claras referências bíblicas e do Código de Direito Canônico.

Deste modo se sugeriu esclarecer a relação que existe entre o movimento leigo do Regnum Christi e a Congregação dos Legionários de Cristo, uma tarefa que ainda está em processo.

Em 2009, o Papa Bento XVI convidou os Legionários de Cristo a iniciarem um caminho de revisão e renovação que consistiu em várias etapas.

Estas foram a investigação e constatação das condutas imorais do fundador Marcial Maciel; a visita apostólica por parte de cinco bispos, um processo de reflexão, purificação e aprofundamento do próprio carisma e a encomenda da redação das novas constituições e estatutos sob a guia de um Delegado Pontifício, o Cardeal Velasio Di Paolis,

O mandato do Delegado Pontifício terminou com a celebração do Capítulo Geral da Legião de Cristo e as Assembleias Gerais dos consagrados e consagradas; nos quais se destacou a conveniência de que os seculares também continuassem em um processo de reflexão.

O Capítulo Geral escolheu um novo diretor geral e novas autoridades, e divulgou um rascunho das Constituições. Este foi entregue à comissão ad hoc estabelecida pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cujos resultados foram apresentados pelo Prefeito, o Cardeal João Braz de Aviz ao governo da Legião em 3 de julho.

Nessa oportunidade, também se divulgou a designação do Pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ, como conselheiro pontifício para a Legião de Cristo. Como perito em direito canônico, este sacerdote colaborou com os legionários desde o início do processo de renovação.