Hoje a Igreja comemora o dia de São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus (não o Iscariotes) que é apresentado nos Evangelhos como "irmão de Tiago", Padroeiro das causas impossíveis.

Era, provavelmente, irmão de São Tiago o Menor. Estava intimamente relacionado com o Senhor, pois era o seu primo. É autor da epístola que leva o seu nome, onde se apresenta a si mesmo como servidor de Jesus Cristo e irmão de Tiago. Na passagem que relata o grupo dos apóstolos no livro dos Atos dos Apóstolos, ele está em último lugar.

Pregou na Mesopotâmia e depois partiu com Simão para a Pérsia, onde ambos sofreram o martírio na cidade de Sufian, segundo a tradição contada pelo livro dos mártires romano.

Em suas revelações, Santa Brígida conta que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.

É representado com uma imagem de Cristo no peito, por causa do seu parentesco com o Senhor, de quem a tradição conta que era muito parecido. Também é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

Sua festa se celebra em 28 de Outubro, junto com a festa de São Simão.

São Judas Tadeu, rogai por nós!