Por ocasião da primeira festa litúrgica de São João Paulo II, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, assegurou que o Pontífice continua cuidando dos cristãos de todo o mundo, especialmente dos cristãos do Iraque.

“Não o perdemos, nós o ganhamos! Tenho uma lembrança extremamente bela e viva de João Paulo II, quando em 2003, durante a guerra no Iraque -eu era Núncio lá-, uma noite sofremos um bombardeio muito próximo à nunciatura. Ele telefonou para mim pessoalmente para me dar umas palavras de ânimo, e esse era o seu estilo, ser próximo às pessoas, um profundo carinho pela Igreja e, sobretudo, um homem que hoje protege a Igreja como santo”, afirmou o Cardeal Filoni em declarações ao Grupo ACI em 21 de outubro no Vaticano.

O Cardeal Filoni recordou os seus anos como Núncio Apostólico no Iraque, onde representou o Papa desde 2001 até 2006. Nesse país, o Cardeal Filoni acompanhou os cristãos durante boa parte do conflito armado entre os Estados Unidos e o Iraque.

“Temos que dizer que naqueles anos, os da guerra e os da pós-guerra, os iraquianos sabiam que João Paulo II era o único que os defendia e o único que condenava a guerra. Então, eles o perceberam como o único que levava a situação do povo profundamente no coração, porque a verdadeira vítima de uma guerra sempre é o povo”, assinalou o Cardeal Filoni.

“Diria que o povo ainda hoje, tendo conhecido o pontífice por esta simpatia, por esta proximidade, ainda sente a João Paulo II como um protetor neste tempo, mais uma vez difícil para eles”, assegurou.

O Cardeal italiano se referiu à atual crise pelo avanço do Estado Islâmico (ISIS) e pela perseguição contra os cristãos.

“É a primeira vez que a Igreja celebra a festa de São João Paulo II, naturalmente para mim é o Papa que coincidiu com a minha chegada à Santa Sé para servir como diplomata, e depois tenho a lembrança tão especial de quando me nomeou Arcebispo e me mandou para o Iraque... o tenho como um grande protetor. O Papa que me acompanhou em muitos momentos”, concluiu o Cardeal Filoni.

O Papa João Paulo II foi proclamado santo junto com o Papa João XXIII em uma cerimônia histórica celebrada pelo Papa Francisco no dia 27 de abril deste ano e que reuniu centenas de milhares de peregrinos na Praça São Pedro.