O Papa Francisco recebeu neste sábado na Sala Paulo VI mais de 7 mil e quinhentos peregrinos do Movimento Católico Internacional de Schoenstatt, por ocasião do encerramento do Jubileu pelos seus 100 anos de fundação. No Brasil, as celebrações do centenário da Aliança de Amor aconteceram em centenas de catedrais, milhares de paróquias e cidades, do norte ao sul.

No dia 18 de outubro de 1914, no "Santuário original", uma capela modesta consagrada à Santíssima Virgem, o Pe. José Kentenich fundou o Schoenstatt.

Conforme recordou a Radio Vaticano, o núcleo de Schoenstatt o constitui a Aliança de Amor com a Virgem. O traço Mariano é provavelmente o que mais se conhece de Schoenstatt, e na sua espiritualidade Mariana se destaca a relação de Maria com Jesus, a "biunidade". Ela é a grande Portadora de Cristo aos homens, a companheira e colaboradora permanente de Cristo, o Redentor, em toda a obra da salvação.

Em resposta às cinco perguntas apresentadas pelos assistentes ao encontro, o Santo Padre abordou os temas da família, pedagogia, juventude, sociedade e Igreja.

O nome do Movimento de Schoenstatt deriva do lugar onde surgiu, um bairro do povoado de Vallendar, próximo a Coblenza (Alemanha) chamado Schoenstatt.

Depois de cem anos de existência está presente em mais de cem países.