O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira um grupo da Orientale Lumen Foundation que se encontra em Roma em peregrinação ecumênica e afirmou que o caminho da renovação interior em Cristo é fundamental para conseguir a unidade dos cristãos; além disso, pediu a eles que transmitam ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu a sua cordial e fraterna saudação. Ambos terão um encontro na sua viagem à Turquia no final de novembro.

“Cada peregrinação cristã não é só uma viagem geográfica, mas, sobretudo, uma oportunidade de um caminho de renovação interior para ir cada vez mais para Cristo, nosso Senhor”, assegurou o Pontífice.

“Estas dimensões são absolutamente essenciais para prosseguir também ao longo do caminho que conduz à reconciliação e à plena comunhão entre todos os crentes em Cristo. Não existe um verdadeiro diálogo ecumênico sem a vontade de renovação interior e a busca de uma maior fidelidade a Cristo e a sua vontade”.

Durante a audiência, Francisco expressou sua satisfação ao saber que a peregrinação quis recordar a São João XXIII e São João Paulo II, que contribuíram muito para o desenvolvimento de relações mais estreitas entre a Igreja católica e as Igrejas ortodoxas. “O exemplo destes dois santos é, sem dúvida, enriquecedor para todos nós, já que sempre foram testemunhas de uma paixão ardente pela unidade dos cristãos”, afirmou.

Do mesmo modo, pediu-lhes que durante a sua peregrinação a Roma rezem por ele para que através da intercessão destes dois santos possa desempenhar o seu ministério de Bispo de Roma, no serviço da comunhão e da unidade da Igreja, seguindo a vontade do Senhor.

Também mencionou o encontro que terão os peregrinos nos próximos dias com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu em Fanar, “Rogo-lhes que lhe transmitam as minhas cordiais e fraternas saudações como testemunho do meu carinho e da minha estima”, expressou.