Na audiência geral desta quarta-feira, no dia da memória litúrgica de São João Paulo II, o Papa Francisco exortou a que não se esqueça a herança espiritual deste Pontífice que foi canonizado no dia 27 de abril de 2014, e recordou o seu convite a abrir as portas a Cristo, assim como a sua invocação ao Espírito Santo e à Divina Misericórdia para o mundo inteiro.

O Santo Padre fez este pedido na sua saudação aos peregrinos chegados da Polônia na Praça de São Pedro: “saúdo cordialmente os peregrinos poloneses presentes nesta audiência. Hoje celebramos a memória litúrgica de São João Paulo II, que convidou todos a abrirem as portas a Cristo”.

Francisco recordou que na primeira visita a sua terra natal invocou o Espírito Santo para a renovação da Polônia. “Recordou a todo mundo sobre o mistério da Divina Misericórdia. Que sua herança espiritual não seja esquecida, mas nos impulsione à reflexão e ao agir concreto pelo bem da Igreja, da família e da sociedade! Louvado seja Jesus Cristo!”

Renovando a sua exortação a invocar o Espírito Santo, para que a graça e a abundância dos seus dons ajudem a viver realmente como Corpo de Cristo, sinal visível de seu amor, o Papa Francisco se dirigiu em especial à comunidade diocesana de Tempio-Ampurias (Itália) e expressou a sua proximidade aos empregados da companhia aérea Meridiana, “que estão vivendo horas de preocupação pelo seu futuro trabalhista”.

O Pontífice fez um chamado para que “se possa encontrar uma solução justa, que leve em consideração acima de tudo a dignidade da pessoa humana e as imprescindíveis necessidades de tantas famílias. Por favor, dirijo um apelo: nenhuma família sem trabalho!”.

Em sua habitual saudação aos jovens, aos doentes e aos recém-casados, o Santo Padre recordou que em outubro todos estão convidados a renovar a cooperação ativa na missão da Igreja; e alentou a oração para ser missionários do Evangelho, oferecendo ajuda concreta a todos os que se esforçam em levá-lo aos que ainda não o conhecem.

Milhares de fiéis de todo o mundo foram hoje à Praça São Pedro, onde esteve exposta a imagem do Beato Paulo VI, que participou na primeira audiência geral depois da beatificação do Papa Montini celebrada no domingo, 19 de outubro.