A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou nesta terça-feira o programa da viagem do Papa Francisco à Turquia entre os dias 28 e 30 de novembro, durante a qual visitará Ankara e Istambul, acolhendo o convite das autoridades civis, do Patriarca ecumênico Bartolomeu I e dos bispos.

As datas da viagem do Papa Francisco coincidem com as do Sumo Pontífice Emérito, Bento XVI, quando realizou a sua viagem à Turquia entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2006.

O Papa Francisco sairá na sexta-feira, dia 28 de novembro, às 9h do aeroporto de Roma Fiumicino e chegará ao aeroporto de Esemboga de Ankara (Turquia) às 13h. Na mesma data visitará o Mausoléu de Kemal Ataturk e depois vai ao Palácio Presidencial onde pronunciará um discurso ao presidente Recep Tayyip Erdogan e diversas autoridades.

Depois se encontrará com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu e visitará o presidente de Assuntos Religiosos em Diyanet.

No sábado, dia 29, Francisco partirá de avião para Istambul onde visitará o museu de Santa Sofia, a mesquita Sultão Ahmet (a “mesquita azul”) e a catedral católica do Espírito Santo onde celebrará uma Missa.

Mais tarde, durante uma cerimônia ecumênica, rezará na Igreja Patriarcal de São Jorge e no Palácio Patriarcal terá um encontro privado com Bartolomeu I.

No domingo, 30 de novembro, o Santo Padre presidirá uma missa privada na Delegação Apostólica. Na igreja patriarcal de São Jorge assistirá à Divina Liturgia e pronunciará um discurso seguido da bênção ecumênica e da assinatura de uma declaração conjunta com o Patriarca Bartolomeu. Já pela tarde, do aeroporto de Istambul retornará a Roma. A sua chegada ao aeroporto de Fiumicino está prevista para 18h40.