Um dos temas que esteve em discussão nos dias do Sínodo dos Bispos no Vaticano foi a sexualidade humana, um assunto sobre o qual alguns não entendem ou parecem não entender o que a Igreja ensina que é simples, mas não é fácil.

O Pe. Stephen Fawcett da arquidiocese de Birmingham (Estados Unidos) e que participou do Sínodo no Vaticano como voluntário, explica que para entender melhor o tema da sexualidade é preciso levar em consideração a verdade e a misericórdia.

O sacerdote explicou ao Grupo ACI que “a Igreja tem um ensinamento muito claro, mas às vezes as pessoas não entendem a diferença entre simples e fácil. O ensinamento da Igreja é simples: a beleza da sexualidade, que se realiza na fidelidade e no compromisso”.

Este ensinamento, porém, “não é fácil”.

Recordando a sua experiência com adolescentes, o presbítero afirmou que muitas vezes escuta que o ensinamento da Igreja sobre este tema é “complicado”. “Não é complicado, é difícil. Aí há uma diferença”, adiciona.

Sobre os diálogos dos padres sinodais no Sínodo, o sacerdote afirma que todos os grupos foram muito variados e que “tentavam aplicar o ensinamento católico à experiência, pois havia muitas experiências por compartilhar”.

“Há muitos documentos, também recentes, sobre a beleza da sexualidade, a beleza do matrimônio” em um mundo que “não quer dificuldades, mas quer soluções instantâneas”.

O que a Igreja ensina sobre a sexualidade, disse o sacerdote, “não é fácil de aceitar como também não foi fácil de aceitar a mensagem de Jesus”.