“Inverno em Nínive” é o nome da campanha lançada pela ONG “Fraternidade no Iraque” para arrecadar 90.000 euros e agasalhar 18.000 crianças refugiadas no Curdistão iraquiano, devido à chegada do inverno cujas temperaturas chegam perto de zero.

No seu site, “Fraternidade no Iraque” explicou que em outubro a temperatura começa a diminuir no país e começa a chover. “Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios. O termômetro se aproxima a zero no norte do Iraque”.

Isto gerou uma nova emergência humanitária, pois à falta de moradias adequadas –a grande maioria dos 120.000 refugiados estão alojados em barracas-, somou-se a escassez de agasalhos.

“Os deslocados da planície de Nínive fugiram de suas casas em pleno mês de agosto carregando somente um pouco de roupa de verão nas costas. Não estão preparados, portanto, para passar o inverno”, explicou a ONG francesa.

A organização indicou que embora sejam 120.000 os refugiados, a campanha dará prioridade às crianças, que as autoridades religiosas calculam que sejam 18.000 e estão alojadas no bairro cristão de Erbil –capital do Curdistão- e nos povoados próximos.

Para isso se necessitam 90.000 euros. Indicou que já se “negociou no mercado local a aquisição de uma grande quantidade de casacos a 7 dólares cada um”. A roupa adquirida se distribuirá “com a ajuda de uma associação caritativa de Qaraqosh, com a qual colabora desde 2012, e da Igreja no Iraque”.

“Se as doações excederem às necessidades, os recursos serão usados para financiar soluções de realojamento”, indicou.

“Fraternidade no Iraque” assinalou que espera reunir o dinheiro o mais rápido possível para começar a distribuição de roupa em 9 de novembro.

Esta ONG tem por objetivo ajudar as minorias religiosas do Iraque para que possam permanecer em seu país. Nesse sentido, desde meados de agosto enviou “umas dez toneladas de medicamentos e de suplementos alimentares, financiou uma ambulância e organizou atividades para as crianças”.

Para colaborar ingresse em: http://fraternite-en-irak.org/nous-contacter/

Mais informações: https://www.facebook.com/fraterniteenirakhttp://fraternite-en-irak.org/