Mais de 200 mil pessoas devem passar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, até o próximo domingo, dia 12 de outubro, para a celebração da padroeira do Brasil. Neste domingo, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'Aniello, presidirá a missa solene do Dia da Padroeira no Santuário Nacional. O arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, não poderá presidir porque está em Roma por ocasião do Sínodo Extraordinário dos Bispos para a Família.

Nesta sexta-feira, um terço transmitido via satélite marcou o 8º dia da novena. A oração foi feita simultaneamente unindo os santuários de Aparecida e de Fátima, em Portugal.

“Duas tradições, duas histórias e uma mesma certeza: sob qualquer título ou devoção, Maria, a mãe de Jesus, nos reúne em agradecimento ao dom da vida em seu Filho e Redentor Nosso Jesus Cristo”, disse o bispo de Leiria-Fátima, Dom António Augusto dos Santos Marto, que conduziu a oração em Portugal.

O evento conjunto faz parte das celebrações jubilares porque, em 2017, o santuário de Fátima celebrará 100 anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, e o santuário de Aparecida comemora os 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba.

 “Hoje somos de fato um só coração e uma só alma. Que nossa oração chegue ao céu e ilumine ainda mais esta preparação para o centenário de bênçãos que iremos celebrar em 2017. Estamos unidos em Cristo, com Maria, a mãe de tantos nomes, Mãe de Aparecida, Senhora de Fátima”, afirmou o bispo auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci José Nicioli, que presidiu a oração no Brasil.

Confira a programação do dia 12 de outubro em Aparecida:

0h às 4h30: Vigília Mariana

5h: Missa

7h: Missa das crianças

9h: Missa solene

10h30: Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

13h: Missa

15h: Consagração solene

16h: Missa

17h: Procissão solene

19h: Missa de encerramento