O Sínodo extraordinário dos Bispos dedicado ao tema dos desafios pastorais da família que se celebra no Vaticano, conta com a participação de vários casais, entre eles se encontra um da Austrália que compartilhou que depois de mais de meio século de casamento continuam tão apaixonados como no primeiro dia.

Os diretores do Conselho Católico Australiano para o Matrimônio e Família, Romano e Mavis Pirola, explicaram que “estamos casados há 55 anos e foram maravilhosos. Também tivemos que superar as dificuldades, mas estamos ainda no amor”.

Conforme informa o jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, com estas palavras abriram na segunda-feira pela tarde a segunda Congregação Geral do Sínodo. O casal explicou como a fé tem um lugar importante em suas vidas e que é importante estar atentos ao ensinamento do Magistério “apesar dos documentos da Igreja que às vezes parecem de outro planeta por sua linguagem difícil”, disseram.

O casal relatou que ao longo dos anos aprofundaram em diversos aspectos da vida do casal como a sexualidade no matrimônio e afirmaram que a Igreja deve encontrar “uma linguagem capaz de tocar os corações das pessoas”.

A família “tem muito para oferecer à Igreja no campo da evangelização para facilitar a mediação entre a vida e os ensinamentos”, concluíram.

Por sua parte, George e Cynthia Campos, casal das Filipinas, compartilharam a sua experiência familiar e contaram como superaram uma gravidez de alto risco.

O casal interveio no dia 7 de outubro pela manhã, no início da terceira congregação geral, onde explicaram que há anos estão comprometidos com a Associação de Casais para Cristo nas Filipinas. Além disso, compartilharam com a assembleia uma experiência familiar difícil: uma gravidez de alto risco para a vida de Cynthia.

A Associação de Casais para Cristo “foi crucial para superar uma encruzilhada difícil em suas vidas: uma gravidez que foi até o final apesar do alto risco para a sobrevivência da mãe e apesar de uma doença que em 1998 parecia reservar para a mãe poucos meses de vida”.

O Sínodo Extraordinário começou em 5 de outubro com a celebração de uma Missa Solene na Basílica de São Pedro e terminará em 19 de outubro com a cerimônia de beatificação do Papa Paulo VI, o pontífice que instituiu o Sínodo dos Bispos.