No dia 7 de outubro a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, nome que se refere à oração do Santo Rosário que a própria Mãe de Deus pediu que fosse difundida para a obtenção de graças abundantes.

Em 1208 a Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão para ensinar-lhe a rezar o Rosário e pediu que ele difundisse a devoção desta arma poderosa para vencer os inimigos da fé. Foi por causa deste anúncio do santo que as tropas cristãs, antes da Batalha de Lepanto (7 de outubro de 1571), rezaram o Santo Rosário e saíram vitoriosas.

O Papa São Pio V, em agradecimento a Nossa Senhora, instituiu esta data como a Festa de Nossa Senhora das Vitórias e acrescentou o título de “Auxílio dos Cristãos” às ladainhas da Mãe de Deus. Mais adiante, o Papa Gregório III mudou o nome da Festa para festa de Nossa Senhora do Rosário.

Rosário significa “coroa de rosas e, assim como foi definido por São Pio V, “é um modo muito piedoso de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; intercalando um ‘Pai Nosso’ entre cada dez ‘Ave-marias’ e tratando de ir meditando enquanto isso na Vida de Nosso Senhor".

São João Paulo II, que acrescentou os mistérios luminosos à oração do Santo Rosário, escreveu em sua Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” que esta oração mariana “na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milênio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade”.

O Papa peregrino termina essa mesma carta com uma bela oração do Beato Bártolo Longo, apóstolo do Rosário, que diz:

“Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais. Serás o nosso conforto na hora da agonia. Seja para ti o último beijo da vida que se apaga. E a última palavra dos nossos lábios há-de ser o vosso nome suave, ó Rainha do Rosário de Pompeia, ó nossa Mãe querida, ó Refúgio dos pecadores, ó Soberana consoladora dos tristes. Sede bendita em todo o lado, hoje e sempre, na terra e no céu”.