Teve início nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, a Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio. A iniciativa, promovida pela Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), acontece até a próxima quinta-feira, dia 9, e propõe a oração do Santo Rosário na intenção dos cristãos perseguidos, especialmente no Iraque e na Síria.

No horário de preferência e no local onde estiverem, os fiéis podem rezar individualmente, em família ou de forma comunitária. Para cada dia, a AIS propõe a oração de um terço meditado com as intenções específicas da realidade vivida pelo Oriente Médio.

Na quarta-feira, dia 8, quando será rezado o Terço Doloroso, acontecerão dois encontros de oração, das 14h30 às 17h, na Igreja Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana, em São Paulo, e das 16h30 às 19h, na Igreja de Sant'Ana, no Centro do Rio de Janeiro.

Confira o roteiro de oração para o primeiro dia da jornada:

MISTÉRIOS GOZOSOS

1. A encarnação do Filho de Deus

“O anjo disse a Maria: Não tenha medo” (Lc 1, 30)

Intenção: Pelos cristãos do Oriente Médio que dão testemunho de Cristo e se mantém fiéis quando, como Maria, dizem sim e encarnam Jesus no mundo também através da dor.

2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

“Maria se pôs a caminho” (Lc 1,39)

Intenção: Pelos sacerdotes, religiosas e leigos que escolheram se doar sem medidas, permanecendo com os cristãos perseguidos e lutando por eles, especialmente no Iraque e Síria.

3. O nascimento do Filho de Deus

"E acham o Menino com Maria sua Mãe" (Mt 2,11)

Intenção: Para que Deus mantenha viva a esperança do seu povo em exílio e que seus olhos permaneçam voltados para o Deus menino, sinal de que Deus não os abandonou.

4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo

 “Ele será sinal de contradição” (Lc 2,34)

Intenção: Pelos que, como a Sagrada Família, tiveram que deixar suas casas, fugindo da morte. Uma jornada difícil, pelo deserto, desprovidos de tudo. E pelos que nasceram nos campos de refugiados, nas manjedouras dos tempos de hoje, e desde pequenos tem que enfrentar essa dura realidade.

5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo

"Ao vê-lo, seus pais ficaram emocionados" (Lc 2,48)

Intenção: Pelos que perderam seus familiares entre tantas fugas, para que possam ter a mesma alegria de Maria e José de reencontrar seu filho.

Mais em

Link do terço meditado:

http://www.ais.org.br/media/k2/attachments/GuiaOracao.pdf