“Nós esperamos que vocês expressem abertamente sua rejeição e sua condenação ao extremismo religioso violento, porque distorce a religião”, é o apelo que o Patriarca de Babilônia dos Caldeus, Louis Raphael Sako I, fez na mensagem de felicitações dirigida aos muçulmanos iraquianos por ocasião da festividade islâmica do Eid Al-Adha, “Festa do Sacrifício”, que se celebra em diferentes países de 4 a 7 de outubro.

Na mensagem, difundida pela agência vaticana Fides, o Primaz da Igreja Caldeia pede a Deus que “proteja” os muçulmanos e “preserve o nosso país de todo mal”, acrescentando várias considerações sobre os trágicos momentos vividos pelo Iraque.

“Nós, cristãos iraquianos – lê-se no texto da mensagem – somos um componente genuíno e essencial no Iraque. Queremos estar com vocês como companheiros e trabalhar juntos como uma equipe para o progresso de nosso país e o bem do nosso povo".

“O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) nos expulsou de nossas cidades e até mesmo em Bagdá são exercidas pressões sobre nós, mas nós dizemos que amamos vocês, porque Jesus Cristo nos mandou amar a todos. Acreditamos que todos os muçulmanos não aprovam as ações da ISIS”.

O Patriarca recorda na mensagem a figura de Mohammed Al-Asali, o professor universitário muçulmano de Mossul assassinado pelos Jihadistas por se opor à expulsão dos cristãos.

No apelo, Louis Raphael I convida também o Governo central iraquiano a “cooperar com a região autônoma do Curdistão” para libertar Mossul, as cidades da planície de Nínive e outras cidades, a fim de permitir a um milhão e meio de refugiados iraquianos o retorno para suas casas, pois o inverno se aproxima.