A logomarca oficial da viagem do Papa Francisco às Filipinas, a ser realizada de 15 a 19 de janeiro de 2015, foi apresentada pelos organizadores da visita do Santo Padre a Ásia, um continente pelo qual demonstra um interesse especial no seu pontificado.

O desenho é composto pelas cores azul, vermelho e amarelo, próprias da bandeira nacional filipina. Representam o país e seus cidadãos em solidariedade com as vítimas das recentes calamidades, como, por exemplo, as vítimas do Tufão “Haiyan”.

O círculo interno parece uma pérola e simboliza as Filipinas, que é conhecida como “a pérola dos mares do oriente”. A cruz branca é a fé cristã e recorda o principal objetivo da visita papal que é mostrar e compartilhar a misericórdia e compaixão do Senhor com o povo filipino.

O círculo vermelho simboliza a misericórdia, assim como o sangue derramado por Cristo na cruz que exemplifica a “Misericórdia divina” para com a humanidade pecadora.

O círculo azul significa compaixão e é a cor do céu e do mar “que rodeiam a nossa vida, assim como a presença de Deus, ou seja, o amor compassivo de Deus que impregna e sustenta a existência humana”.

Por último, o vermelho e o azul aparecem como braços abraçando o círculo amarelo e mostram os braços misericordiosos e compassivos do Papa e, por consequência, o abraço amoroso de Cristo.

O Papa Francisco visitará Filipinas depois de sua viagem ao Sri Lanka de 13 a 15 de janeiro. É provável que visite as zonas afetadas para escutar e animar as vítimas.

Como se recorda, no dia 8 de novembro do ano passado o “Tufão Haiyan” chegou com ventos de mais de 300 quilômetros por hora e destruiu grande parte do arquipélago das Filipinas. Deixou 6.200 mortos, 1.800 desaparecidos e milhares de vítimas.

O site oficial da visita é: http://papalvisit.ph/