O jornal norte-americano The Wall Street Journal publicou um artigo no qual adverte sobre o desinteresse do coletivo homossexual por enfrentar a epidemia do HIV/AIDS, e advertiu que “se as tendências atuais continuarem, a metade de todos os homens gays e bissexuais serão HIV positivos na idade de 50 anos”.

No texto, intitulado “Depois do aumento das infecções de HIV entre homens gays e bissexuais”, o Dr. Drew Altman, perito em saúde pública, advertiu que “os homens gays e bissexuais representam cerca de 2 por cento da população dos Estados Unidos, mais da metade de pessoas que vivem com o HIV e 66 por cento das novas infecções do HIV”.

Altman assinalou que os “homens que têm sexo com homens”, como os descreve a literatura médica, “são o único grupo populacional nos Estados Unidos no qual as infecções do HIV estão crescendo”.

Citando um estudo da Kaiser Family Foundation (KFF), que Altman dirige, assinalou que “só um terço dos homens gays e bissexuais sabem que essas infecções (do HIV) estão aumentando dentro deste grupo”.

Na apresentação do estudo do KFF, a organização assinalou que, baseada nos dados dos Centros para o Controle de Doenças, organismo governamental dos Estados Unidos, “entre 12 e 13 por cento dos homens gays são HIV positivos”, e advertiu que “há evidência de que a situação está piorando”.

O estudo do KFF revelou também que apenas cerca de um terço dos homens gays e bissexuais norte-americanos “dizem que estão pelo menos um pouco preocupados sobre (a possibilidade de) infectar-se com o HIV”.

Mais homens gays e bissexuais estão preocupados com desenvolver câncer, ter um ataque cardíaco e desenvolver diabetes que por infectar-se por alguma outra doença sexualmente transmissível, conclui o estudo.

A pesquisa também encontrou que “relativamente poucos homens gays e bissexuais informam ter realizado exames do HIV com a regularidade aconselhada. Enquanto que sete de cada dez dizem que fizeram estes exames em algum momento da vida. Apenas três de cada dez dizem que fizeram estes exames no ano passado”.

“Três de cada dez dizem que nunca fizeram o exame do HIV”, assinalou o relatório do KFF.