Com a meta de reviver as experiências de uma Jornada Mundial da Juventude, o Congresso Internacional de Jovens Shalom acontecerá neste final de semana, dias 26 e 28 de setembro, em Fortaleza (CE). O evento espera receber 6 mil jovens de diversas partes do mundo. Estão confirmadas as presenças de jovens de Israel, Portugal, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru, entre outros países. Três jovens da cidade de Haifa, Israel, vão partilhar como é viver em um cenário de conflitos e as experiências de paz e tolerância que também existem naquele país.

Jovens de mais de 50 cidades do Brasil também já fizeram suas inscrições. Apenas de Fortaleza pelo menos 4 mil jovens  deverão participar. A expectativa é que o evento, organizado pela Comunidade Católica Shalom, reúna cerca de 6 mil pessoas.

“Esperamos que todos os jovens, independentemente de serem do Shalom, venham para o Congresso. É um evento voltado para a juventude, é um convite para toda a Igreja. Viveremos uma ‘mini-jornada’ em Fortaleza”, disse Jussara Marques, uma das organizadoras.

Este ano, o Congresso de Jovens Shalom (CJS) será realizado em âmbito internacional para comemorar os 25 anos do Projeto Juventude para Jesus. O tema principal será o mesmo da Jornada Mundial da Juventude de 2014: “Felizes os pobres em espírito porque deles é o reino dos Céus” (Mt 5,3).

O CJS contará com as participações: de Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom e membro do Pontifício Conselho para Leigos; de Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Shalom e escritora; e do Padre João Wilker Chagas, responsável pela Seção Jovem do Pontifício Conselho para Leigos e pelas Jornadas Mundiais da Juventude.

O primeiro dia do congresso acontecerá no Centro de Evangelização Shalom da Paz, na Aldeota. A missa de abertura presidida pelo Padre João terá início às 18h. Após, acontecem apresentações artísticas. No sábado e no domingo, dias 27 e 28, o evento será realizado no Ginásio Paulo Sarasate.

No sábado, acontecem as palestras de Moysés Azevedo e Padre João Wilker. Durante os intervalos, no palco “Mostre Seu Talento", os jovens poderão apresentar suas habilidades. À noite, acontecem shows católicos com a cantora Ana Gabriela e a Banda Missionário Shalom. No último dia, Emmir Nogueira e Moysés Azevedo vão aprofundar o tema principal do evento. O congresso será encerrado com a Santa Missa.

A inscrição custa R$25,00 e pode ser feita em qualquer Centro de Evangelização Shalom e também no local. Informações: http://www.comshalom.org/cjs

Serviço:

Dia 26, sexta-feira - Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota)

Dias 27 e 28, sábado e domingo - Ginásio Paulo Sarasate (Idelsonso Albano, 2050, Centro)