O sacerdote franciscano Pe. Vincenzo Foca, comentando sobre a visita do Papa Francisco à Albânia neste domingo 21 de setembro, ocasião em que celebrará uma multitudinária Missa na Praça Madre Teresa em Tirana, que "esperam surpresas" da parte do Santo Padre.

"Organizamos a área com os jovens e os doentes à frente, nos extremos direito e esquerdo do altar. O Papa Francisco se dirigirá aos jovens ao início da Missa, mas não está previsto que esteja com os doentes; mas... quem sabe? Esperamos que o Papa vá a essa área", indicou o sacerdote.

Este presbítero é parte da missão franciscana na Albânia e foi designado como segundo mestre de cerimônias da Missa papal e será um dos concelebrantes.

Padre Vincenzo disse ao grupo ACI que "240 sacerdotes são esperados para concelebrar esta Missa papal. Eles são da Albânia, mas também de outros países próximos. Há sacerdotes da Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro e Kosovo. Junto a eles haverá 14 seminaristas no altar para auxiliar o Santo Padre durante a Missa".

O sacerdote disse que metade da Eucaristia será celebrada em latim, o idioma oficial da Igreja, e o resto será em albanês. O Papa pronunciará sua homilia em italiano e "estamos estudando uma forma de traduzi-lo sem interromper suas palavras".

Espera-se aproximadamente 400 mil pessoas neste grande evento.

O Papa Francisco chegará à Praça da Madre Teresa através do bulevar dedicado aos falecidos na Albânia comunista. Nessa rua se colocaram imagens de 40 mártires assassinados pelo regime. O processo de beatificação destas testemunhas da fé teve início no ano 2003.

O Pe. Foca explicou que "a positio (a coleção de documentos para avaliar a causa) está quase pronta para ser enviada a Roma. Depois disso esperamos a decisão do colégio de teólogos e logo depois dos cardeais. Esperamos que deem uma resposta positiva a respeito".