Seguindo o chamado do Papa Francisco de ir às periferias, os 20 casais que se uniram em matrimônio no dia 14 de setembro na Basílica de São Pedro apresentaram ao Santo Padre um centro de ajuda aos jovens e famílias em dificuldade.

Conforme informou a Caritas Roma os esposos colaboraram neste projeto com a Caritas Roma durante o seu tempo de preparação para o casamento, e com esta contribuição esperam começar um caminho de caridade para assistir às famílias mais humildes de Roma.

Esta ajuda se fará realidade graças à ajuda da Caritas no bairro de Colli Aniene, situado nas periferias de Roma. O centro estará terminado nos próximos meses e desenvolverá uma série de programas dirigidos a favorecer o crescimento evolutivo dos menores, especialmente em situação de mal-estar e de marginalização social e cultural.

“Agradeço às esposas e aos maridos por este sinal de atenção aos jovens, e desejo às novas famílias que hoje quiseram começar a sua viagem dirigindo o seu amor àqueles que estão em necessidade, que continuem cultivando o encontro e a relação com o outro, o próximo, porque este é o sinal sacramental que mais que qualquer outro caracteriza o matrimônio e a vida de cada cristão”, assinalou o Diretor da Caritas Roma, Dom Enrico Feroci.

O projeto consiste em um espaço de encontro para os menores e as famílias moradoras que possa contribuir ao desenvolvimento do bem-estar familiar apoiando os pais na tarefa educativa.

Para isso se desenvolverão atividades que contribuam ao processo formativo dos jovens, a aprendizagem de competências e habilidade social, e a construção de uma relação positiva com o mundo adulto através do apoio educativo e relacional, oferecendo ocasiões de encontro entre os mesmo menores.

De maneira especial, está prevista a realização de uma sala dedicada aos jogos como um valor institucional da cultura, educação e experiência humana. Neste espaço se proporcionará às crianças a oportunidade de dedicar-se livremente às atividades que desejem, encontrar amigos e beneficiar-se desta experiência pessoal.

Além disso, a sala acolherá diferentes atividades e serviços: oficinas manuais, criativas, expressivas e de construção, de leitura, de organização de festas, reuniões, eventos, exposições e seminários.