O Pe. Guillermo Gutiérrez, do Pontifício Conselho para a Família, destacou que a celebração das bodas de 20 casais de noivos que o Papa Francisco celebrará neste domingo na Basílica de São Pedro, “é todo um sinal para a Igreja em todo mundo” sobre a importância do sacramento do matrimônio.

“Parece-me que esta é uma das genialidades do Papa Francisco, o fato de que agora o Papa celebrará estes matrimônios para os fiéis de Roma é todo um sinal para a Igreja em todo mundo”, afirmou o sacerdote à Rádio Vaticano.

Do mesmo modo, acrescentou, “é um sinal belíssimo ainda porque soubemos que entre os casais que o Papa testemunhará seu matrimônio -porque não podemos esquecer que no Sacramento do Matrimônio são os próprios esposos, os próprios cônjuges que são os ministros deste Sacramento- há casais que depois de um caminho difícil ou um caminho mais longo que o ‘ideal’ acederão ao matrimônio”.

Isto, indicou, “também é um anúncio para todo o mundo, para a Igreja que deve pôr atenção a não descuidar que as pessoas possa acessar à Sacramento do Matrimônio muitas vezes acompanhando mas sem pôr obstáculos desnecessários”.

“Por outra parte, acredito que isto vai na direção de recuperar o sentido vocacional do matrimônio e também assinalar que o matrimônio não é uma questão privada mas sim uma questão pública, social, de interesse para toda a comunidade cristã e a comunidade civil. Logo, por outra parte, também volta a evidenciar esta centralidade que tem a família que parte precisamente do Sacramento do Matrimônio para a comunidade eclesiástica e também para a comunidade civil”.

As bodas destes 20 casais ocorrerão três semanas antes do início da Asembleia Geral extraordinária do Sínodo dos Bispos –Sínodo da Família-, cujo tema é “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.