A Santa Sé reafirmou seu compromisso de estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã, em comunicado conjunto emitido ao final do quinto encontro do Grupo Misto de Trabalho entre o Vaticano e o Vietnã realizado na capital do país asiático, Hanói, de 10 a 11 setembro.

A reunião foi co-presidida pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Bui Thanh San, chefe da delegação do Vietnã; e pelo Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, Dom Antoine Camilleri, Chefe da Delegação da Santa Sé.

''A delegação da Santa Sé agradeceu o apoio proporcionado em todos os níveis pelas autoridades competentes à Igreja católica no Vietnã para levar adiante sua missão. Também tomou nota da evolução das políticas religiosas do país como se reflete na emenda constitucional de 2013”, assinala o comunicado.

Do mesmo modo, o texto indica que “o estado Vietnamita facilitou as visitas de trabalho a essa nação do representante pontifício não-residente da Santa Sé no Vietnã, o Arcebispo Leopoldo Girelli. A delegação da Santa Sé confirmou que concede grande importância ao desenvolvimento de relações com o Vietnã, em particular, e da Ásia em geral, como evidenciam os últimos e as próximas viagens papais no continente”.

“Igualmente reafirmou seu compromisso com o objetivo de estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã e, junto com a Igreja católica no país, quer contribuir mais ativamente ao desenvolvimento dessa nação nos âmbitos nos quais a Igreja Católica tem seus próprios pontos fortes, como por exemplo, na saúde, a educação, a caridade e as obras humanitárias”.

O comunicado assinala que “a parte Vietnamita reiterou a política coerente do Estado e da Partida em relação com o respeito da liberdade de religião e de credo de tudo e seu apoio à Igreja católica no Vietnã para que participe ativamente no desenvolvimento socioeconômico nacional''.

''Ambas as partes ressaltaram de novo os princípios subjacentes de ‘viver o Evangelho no país’ e ‘ser bons católicos e bons cidadãos’. A Delegação da Santa Sé sublinhou que o Santo Padre, o Papa Francisco, seguiu com interesse a evolução recente das relações entre a Santa Sé e Vietnã, e animou a comunidade católica no Vietnã “a seguir contribuindo ao avanço dos principais objetivos do país”.