Através dos santos e santas a Igreja ensina a dar de comer e beber aos mais necessitados, recordou o Papa Francisco nesta quarta-feira durante a Audiência Geral. Entretanto, disse que isso também o fazem “tantos pais e mães” que educam aos seus filhos na misericórdia, como lhe contou uma mãe e cujo exemplo “me ajudou tanto”.

“Uma vez uma mãe me contava – na outra diocese – que queria ensinar isso aos seus filhos e dizia a eles para ajudar e dar de comer a quem tem fome; ela tinha três filhos. E um dia, no almoço – o pai estava fora a trabalho, estava ela com os três filhos, pequenos, 7, 5 e 4 anos, mais ou menos – e bateram à porta: era um senhor que pedia o que comer”.

“E a mãe lhe disse: ‘Espere um minuto’. Entrou e disse aos filhos: ‘Há um senhor ali que pede o que comer, o que fazemos?’. ‘Demos a ele o que comer, mãe, demos a ele!’. Cada um tinha no prato um bife com batatas fritas. ‘Muito bem – disse a mãe – peguemos a metade de cada um de vocês e demos a ele a metade do bife de cada um’. ‘Ah não, mãe, assim não é bom!’. ‘É assim, você deve dar do seu’. E assim esta mãe ensinou aos filhos a dar de comer da própria comida. Este é um belo exemplo que me ajudou muito”.

“’Mas não me sobra nada…’. ‘Dai do teu!’. Assim nos ensina a mãe Igreja. E vocês, tantas mães que estão aqui, sabem o que devem fazer para ensinar aos seus filhos para que partilhem as suas coisas com quem tem necessidade”, afirmou o Papa.