Depois da explosão de uma bomba na estação de metrô da cidade de Santiago, capital do Chile que deixou cerca de 10 feridos, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, expressou que “isto é sempre imperdoável porque toda expressão de violência não é expressão de humanidade”.

O atentado ocorreu no dia 8 de setembro ao redor das 14h (hora local). O explosivo estava dentro de uma lixeira perto da estação Escola Militar.

Dom Ezzati, que nestes momentos se encontra em Lima, Peru, declarou ao grupo ACI que “no Chile queremos ser um país de cultura humana e de cultura cristã. Por conseguinte, expressamos o pleno rechaço a toda forma de violência e de falta de respeito para com as pessoas”.

Deste modo enviou uma mensagem aos feridos desejando “que possam recuperar-se o quanto antes”; e pediu a todos que “não tenhamos medo de condenar fortemente os sinais de violência e que entre todos construamos um país de paz, uma mesa onde haja espaço para todos, no respeito às pessoas, aos seus direitos”.

“E jamais devemos esquecer que o princípio de todo futuro humano é a dignidade da pessoa humana e de todas as pessoas humanas. Ninguém tem direito a transgredir um direito tão fundamental”, enfatizou o arcebispo.