Dom Demetrio Fernández, bispo de Córdoba na Espanha enviou sua carta pastoral semanal, a primeira depois de uma pausa de vários meses pelas férias do verão. Na nota o bispo recorda alguns dos acontecimentos mais importantes que foram vividos nestes últimos meses como "os ataques do chamado Estado Islâmico às populações da Síria e Iraque, causando milhões de deslocamentos em campos de refugiados".

"Foi um verão de horror, que ainda não terminou. Precisamos reagir com amor frente a tanta violência e colocar as mãos à obra para atender a tantos deslocados pela guerra", precisa o bispo e por isso afirma que "Cáritas diocesana é um caminho adequado".

Dom Fernández também recordou ao sacerdote da ordem de São João de Deus, o irmão Miguel Pajares que contraiu o vírus ébola na Libéria atendendo aos doentes e que apesar de ser evacuado pelas autoridades espanholas morreu por causa do vírus no último dia 12 agosto.

"Recordou a tantos milhares de missionários católicos, mais mulheres que homens, que diariamente dão a vida para estar com os pobres da terra", precisa na carta.

"Os missionários católicos (mais de quinhentos mil em todo mundo) continuam sendo um monumento espetacular e silencioso, que salta à informação mundial nestas ocasiões, mas que constituem dia a dia uma expressão do amor mais puro, que brota do coração de Cristo e chega aos mais necessitados, sem buscar nenhuma recompensa própria. O coração humano está feito para amar e exemplos destes estimulam a todos no caminho da vida", disse o Bispo.

Sobre a visita do Papa Francisco à Coréia, Dom Fernández assegurou que "trata-se de uma semente que dará fruto abundante no seu momento e que acompanhamos com nossa oração".