Na homília da missa na Casa Santa Marta desta quinta-feira, o Papa Francisco afirmou que “o  lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo são os nossos pecados” e que “quando o cristão não é capaz de se sentir um pecador, salvo pelo sangue de Cristo, Crucificado, ele se torna um ‘meio-cristão’, um ‘cristão morno’”.

Durante a homilia o Santo Padre recordou que Pedro e Paulo nos fazem compreender que um cristão se envaidecer de duas coisas: “de seus próprios pecados e de Cristo crucificado”, pois a força transformadora da Palavra de Deus parte de ter consciência disto. Paulo, na sua primeira Carta aos Coríntios, convida aqueles que se julgam sábios a “tornarem-se loucos para serem sábios, pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”.

“Paulo nos diz que a força da Palavra de Deus, aquela que transforma o coração e muda o mundo, que nos dá esperança e nos dá a vida, não está na sabedoria humana; não está em belas palavras ou na inteligência do homem, não! Isto é loucura, diz ele. A força da Palavra de Deus provém de outro lugar; passa pelo coração do pregador. É por isso que Paulo diz aos pregadores: ‘Tornem-se loucos’, ou seja, não coloquem sua segurança em sua sabedoria, na sabedoria do mundo”.

Francisco recordou aos fiéis que apesar de ter “estudado com os professores mais importantes do seu tempo”, o Apóstolo Paulo não se vangloria dos seus estudos, mas apenas de “de duas coisas”.

“Ele mesmo diz: ‘vanglorio-me de meus pecados’. Isto escandaliza. E depois, diz ‘Vanglorio-me em Cristo crucificado’”. “A força da Palavra de Deus está naquele encontro entre os pecados e o sangue de Cristo, que salva. E quando não se realiza este encontro, não existe força no coração. Quando esquecemos este encontro, nos tornamos mundanos, começamos a falar das coisas de Deus com uma linguagem humana, e isto não é útil, não dá vida”.

Do mesmo modo, recordou que Pedro – no Evangelho da pesca milagrosa – experimenta o encontro com Cristo vendo seu próprio pecado: vê a força de Jesus e se vê a si mesmo. Inclina-se aos seus pés dizendo “Senhor, afasta-te de mim porque sou um pecador”. Neste encontro entre Cristo e meus pecados está a salvação, disse o Papa.

“O lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo são os nossos pecados. Quando o cristão não é capaz de se sentir um pecador, salvo pelo sangue de Cristo, Crucificado, ele se torna um ‘meio-cristão’, um ‘cristão morno’. E quando encontramos Igrejas decadentes, paróquias decadentes, instituições decadentes, quer dizer que certamente os cristãos que estão ali nunca encontraram Jesus Cristo ou se esqueceram de seu encontro com Ele”.

“A força da Palavra de Deus e da vida cristã reside naquele preciso momento, em que eu, pecador, encontro Jesus Cristo, e aquele encontro transforma a minha a vida e dá a força de anunciar aos outros a salvação”.

Por isso, o Papa Francisco convidou a perguntar-se “Somos capazes de dizer ao Senhor: ‘sou pecador?’ e confessar concretamente o pecado? Somos capazes de crer que Ele, com o Seu Sangue, me salvou do pecado e me deu uma vida nova? Tenho confiança em Cristo?”.