O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa, exigiu respeito pela oração do Pai Nosso ensinada por Cristo e advertiu que quem usa a versão chavista para rezar a Hugo Chávez comete o pecado da idolatria “por atribuir a uma pessoa humana qualidades ou ações próprias de Deus”.

Na segunda-feira passada, durante o III Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PUSV) e o I Curso para o Desenho Ideológico realizado em Caracas, o Governo apresentou a “oração do delegado”, uma manipulação da oração do Pai Nosso conhecida agora como “Chávez Nosso” para pedir “a intercessão” do falecido ex-presidente.

“Nestes dias foi divulgada uma nova versão da oração mais universal do cristianismo: ‘Pai Nosso’. Nela a prece se dirige ao falecido Presidente Chávez em lugar de dirigir-se a Deus, nosso Pai Celestial”, assinalou o Cardeal em um comunicado difundido nesta quarta-feira.

O Arcebispo recordou que o Pai Nosso foi ensinado por Cristo no Sermão da Montanha “e por isso é intocável”. “Assim como não seria permitido a ninguém mudar a letra do Hino Nacional para honrar uma pessoa, também não é lícito que ninguém mude o Pai Nosso ou alguma outra oração cristã, como o Credo. Os símbolos, orações e elementos religiosos católicos devem ser respeitados”, assinalou.

Nesse sentido, advertiu que “quem disser essa versão nova e indevida do Pai Nosso recitando o texto literal estaria cometendo o pecado da idolatria, por atribuir a uma pessoa humana qualidades ou ações próprias de Deus”.

O Cardeal Urosa disse que respeitando o carinho que muitos venezuelanos têm pelo falecido Presidente, “é preciso recordar que o Pai Nosso faz parte do patrimônio sagrado da Igreja Católica e de todas as Igrejas Cristãs, no mundo inteiro. Não é lícito modificá-lo, manipulá-lo, instrumentaliza-lo. Os católicos exigem que o Pai Nosso seja respeitado”.

Por isso, pediu aos dirigentes do Governo e do PSUV que “evitem a difusão dessa suposta oração, para que não haja outro motivo de divisão do povo venezuelano”.

Finalmente, o Arcebispo pede a proteção da Virgem de Coromoto e convida os venezuelanos a unir-se “em torno de Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, rezando o autêntico Pai Nosso, para pedir a Deus a paz e a concórdia na nossa querida a Venezuela”.