Hoje, 3 de setembro, a Igreja Católica celebra a memória de São Gregório Magno, que costumava dizer que “Onde existe o amor se obram coisas grandes”. Foi o primeiro monge a ser Papa e hoje é Doutor da Igreja.

Nasceu em Roma no ano 540 em uma família da qual saíram dois Papas: Félix III (483-492), seu tataravô Agapito (535-536). Sendo jovem ingressou na carreira administrativa, que logo deixou para se dedicar à vida monástica, transformando a casa da família no mosteiro de Santo André no Céu.

Mais adiante, foi nomeado diácono pelo Papa Pelágio e enviado a Constantinopla como Núncio Apostólico. Algum tempo depois foi chamado a Roma para ser secretário do Pontífice, onde viveu anos difíceis com desastres naturais, carestias e a peste que atingiu o Papa Pelágio II.

O clero, o povo e o senado o elegeram como Papa e se preocupou com a conversão dos novos povoados e da nova organização civil da Europa. Queria estabelecer relações de fraternidade com todos para anunciar a palavra da salvação.

O Papa Bento XVI, em sua audiência geral de 28 de maio de maio de 2008, referindo-se a ele, disse:

“Numa época desastrosa, aliás, desesperada, soube criar paz e dar esperança. Este homem de Deus mostra-nos onde estão as verdadeiras nascentes da paz, de onde vem a verdadeira esperança e torna-se assim um guia também para nós hoje”.

Para saber mais sobre a vida deste grande Papa ingresse em: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=77