O Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e enviado especial do Papa Francisco para o Iraque, alentou os fiéis católicos de todo o mundo a ajudarem os cristãos perseguidos no Iraque, pensando neles não como pessoas alheias, mas como “parte de nós”.

Os líderes das comunidades cristãs no Iraque denunciaram a extrema crueldade dos extremistas muçulmanos do Estado Islâmico (ISIS), que chegam a executar crianças e escravizar as mulheres.

Estima-se entre 120 a 130 mil os cristãos deslocados dos seus lares no norte do Iraque devido à perseguição do ISIS, que desde meados de julho decretou que se não abandonassem o território de seu “califado”, os cristãos seriam assassinados.

Em declarações ao Grupo ACI, o Cardeal Fernando Filoni se pronunciou “sobre o horror que os nossos irmãos e irmãs no Iraque estão passando, especialmente aqueles que estão agora em uma verdadeira situação de necessidade”.

“Refiro-me aos cristãos, aos yazidis também, e ao resto das minorias que estão sendo afetadas pela situação”.

O Cardeal pediu que “não pensem neles como pessoas alheias a nós. Eles são parte de nós”.

“Eu gostaria de animar todo mundo a usar a expressão do Papa Francisco, quando disse que cada um de nós tem que carregar os outros nos ombros”.

O enviado especial do Papa ao Iraque indicou que “suponho que muitos de vocês estarão especialmente sensibilizados pelo problema humanitário, pelos direitos humanos, por aqueles que neste momento vivem nesta condição difícil”. “Por favor, ajudem-lhes, carreguem-lhes nos seus ombros, como seus irmãos, suas irmãs, pois os filhos deles são os seus filhos, os idosos são os seus idosos”.

“E isto dará a eles a oportunidade de não se sentirem abandonados, e a nós de não pensar neles como estranhos, e desta maneira não nos afastarmos do Evangelho, de Deus, da humanidade”, concluiu.