Durante a Missa de exéquias celebrada em memória de James Foley, o jornalista decapitado pelo Estado Islâmico (ISIS), foi lida a mensagem de condolências do Papa Francisco que pediu orações pelo fim da violência insensata e pela paz e reconciliação “entre todos os membros da família humana”.

"O Santo Padre, profundamente entristecido pela morte de James Wright Foley, pede amavelmente transmitir suas condolências pessoais e a segurança de sua proximidade na oração aos seres queridos de James”, expressa a mensagem enviada pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; ao Bispo de Rockeville Centre, Dom William Francis Murphy.

No texto, destaca-se que o Papa “encomenda James à misericórdia amorosa de Deus nosso Pai e se une a todos os que choram na oração pelo fim da violência insensata e pelo amanhecer da reconciliação e da paz entre todos os membros da família humana”.

Finalmente, Francisco invoca sobre a família de Foley e sobre seus amigos e colegas “o consolo e a força nascida de nossa esperança na ressurreição de Cristo”. A mensagem do Papa foi lida durante a Missa celebrada na igreja de Nossa Senhora do Santo Rosário em Rochester, New Hampshire.

Por sua parte, o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, confirmou que na semana passada o Papa Francisco telefonou aos pais de James, Diane e John Foley, para lhes expressar pessoalmente as suas condolências.

Em 19 de agosto, os extremistas do Estado Islâmico divulgaram um vídeo intitulado “Uma mensagem para a América”, no qual mostram a decapitação de Foley, que desapareceu na Síria em 2012, e afirmaram que fizeram a execução por causa dos ataques aéreos que os Estados Unidos realizam contra os objetivos do ISIS no Iraque. Além disso, advertiram que sequestraram outro jornalista norte-americano, Steven Joel Sotloff e que a sua vida depende das ações do presidente Barack Obama.