Aproximadamente às 12h30 (hora local) o Papa Francisco chegou ao aeroporto de Gimpo para a cerimônia de despedida com a qual encerrou a sua primeira e histórica viagem à Coréia do Sul, o primeiro país da Ásia visitado pelo Papa.

Na cerimônia, que contou com a assistência de diversas autoridades civis lideradas pelo Primeiro-ministro da Coréia do Sul, Jung Hong-won, também estiveram presentes os bispos do país. A presidente da nação, Park Geun-hye, não esteve presente porque se despediu do Santo Padre no final da Missa pela paz e reconciliação da península na Catedral de Seul.

Como de costume, o Santo Padre se despediu pessoalmente de todos os presentes, trocando breves palavras com cada um deles, agradecendo-lhes por tudo o que fizeram na Coréia do Sul para a sua visita que começou no dia 14 de agosto.

Antes de embarcar no avião da Korean Airlines no qual voltou para Roma, acompanhado do séquito papal e de 72 jornalistas de diversas partes do mundo, o Santo Padre agradeceu finalmente "a gentileza" de todos durante a visita e dirigiu umas palavras à intérprete que o acompanhou: "Parabéns pelo seu castelhano".

Logo depois, o Papa abraçou o sacerdote jesuíta que o acompanhou durante toda a sua estadia na Coréia, que foi também quem realizou o rito do batismo de Francisco, o homem que perdeu um dos seus filhos na tragédia do ferry de Sewol e que pediu pessoalmente ao Papa que lhe batizasse.

O Pontífice se despediu de todos e entrou no avião que decolou à 1h05 aproximadamente. Devido à diferença de horário e após mais de dez horas de voo, o avião papal chegará ao aeroporto de Ciampino aproximadamente às 17h45, horário de Roma, 12h45, horário do Brasil, desta segunda-feira 18 de agosto.

O Papa Francisco chegou à Coréia para participar da sexta Jornada Asiática da Juventude e para beatificar 124 mártires da Coréia do Sul. O Santo Padre aproveitou também para expressar, em muitas ocasiões durante a sua viagem, a sua proximidade e solidariedade para com os familiares das vítimas do ferry de Sewol que faleceram em abril deste ano.

Para ler as notícias da viagem do Papa à Coréia, ingresse em: http://www.acidigital.com/coreia2014/