Cerca de 50 mil pessoas participaram na manhã de hoje na Missa com o Papa Francisco pela Solenidade da Assunção da Virgem Maria, na qual ressaltou de maneira clara a profunda reverência e o respeito de todos os presentes, assim como a sua alegria por estar com o Santo Padre.

As milhares de pessoas que participaram da missa chegaram ao lugar desde a madrugada: em média, a maioria deve ter saído de suas casas aproximadamente às 3h da manhã para poder passar pelos controles de segurança e guardar lugar neste grande evento.

Nas arquibancadas do estádio havia diversos cartazes com frases em italiano, espanhol, coreano e latim, como, por exemplo, “Papa Francesco siamo con te” (Papa Francisco estamos contigo), "Ti vogliamo bene” (Gostamos muito de você), "El pueblo está contigo" (O povo está contigo), e a passagem em latim de Lucas 1,45 que em português diz “Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”.

Desde seis horas da manhã a orquestra e o coral que acompanharam a missa se apresentaram para os presentes que pouco a pouco foram chegando, para depois começar um intenso momento de oração no qual se escutava apenas as pessoas rezando o terço.

Após a oração alguns cantores locais animaram os assistentes com diversas interpretações conhecidas na Coréia.

A missa começou aproximadamente às 10h45, após a saudação que o Papa fez aos familiares das vítimas do ferry de Sewol, e depois de um breve diálogo com um jovem espanhol que antes de começar a Eucaristia pediu ao Santo Padre a sua bênção e a já tradicional troca do solidéu que usa na cabeça.

Juan Pablo Portigo, jovem numerário do Opus Dei comentou ao Grupo ACI que o Papa agradeceu o solidéu e o abençoou: "olhou para mim e com a mão sinalizou que podia ir. Fui, beijei-lhe a mão, disse-lhe que era numerário do Opus Dei e lhe pedi que rezasse muito pela Coréia do Norte porque eu adoraria começar o trabalho apostólico lá".

O Papa esteve acompanhado por diversos bispos do Vaticano e vários outros da Ásia como o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila.

Durante a Missa, todas as pessoas participaram ativamente da mesma e o silêncio e a reverência foram a marca da Celebração.

Outra das mensagens que se podiam ler nas arquibancadas do estádio de Daejeon, onde foram jogadas algumas partidas da Copa do Mundo Coréia Japão 2002, era “Pope Hope” (Papa esperança).

A homilia do Santo Padre, que foi lida em italiano e interpretada em coreano, teve como centro o tema da esperança cristã que é o antídoto contra o câncer do desespero.

Para o momento da Comunhão, havia quase cem ministros da Eucaristia entre sacerdotes e religiosas que se encarregaram de distribuir o Sacramento aos milhares de fiéis presentes.

Ao finalizar a Missa, o Papa rezou a oração do Ângelus oferecendo a oração pelas vítimas do ferry de Sewol.