O Patriarca sírio ortodoxo Ignacio Efrén II condenou a queima e destruição das Igrejas em Mosul e a perseguição dos cristãos no Iraque, por parte do ISIS, um grupo de radicais islâmicos.

Através de uma declaração, em representação do Patriarcado Sírio Ortodoxo de Antioquia, Efrén descreveu o terrível pedido dos terroristas aos habitantes de Mosul para que abandonem suas casas e renunciem a sua fé, ou que paguem o imposto “jizia” se quiserem preservar suas vidas. Como recusaram, os cristãos foram obrigados a deixar a cidade de Mosul.

“Condenamos energicamente estes atos terroristas dirigidos contra o nosso povo cristão, o clero e os leigos. Condenamos a queima das Igrejas e sua completa destruição. Exigimos ações imediatas para colocar fim a estes ataques e ameaças”, mencionou o Patriarca.

Logo, fez um chamado à comunidade internacional, organizações e pessoas de boa vontade para trabalharem juntos para acabar com “estes atos devastadores no Iraque em particular e no Oriente Médio em geral”.

Posteriormente o Patriarca sírio ortodoxo exigiu acabar com o financiamento destes grupos extremistas que procuram semear terror e dividir o povo iraquiano e animou os seus “filhos espirituais” a serem solidários com os outros.

“Oramos para que a paz e a segurança prevaleçam na região. Também oramos para que o sofrimento de todas as pessoas do Iraque termine de modo que possam viver em paz e com dignidade”, concluiu.

Cabe recordar que dentro das últimas ações do grupo ISIS se encontra a destruição do túmulo do profeta Jonas, na quinta-feira, 24 de julho, o qual estava em uma mesquita e que era um lugar sagrado tanto para muçulmanos como para cristãos.