O pastor pentecostal Tony Palmer, que gravou meses atrás uma vídeo-mensagem do Papa Francisco para as comunidades protestantes, faleceu no último dia 20 de julho em um acidente de moto.

O fato aconteceu no domingo, 20 de Julho, quando um carro invadiu na contramão a faixa na qual o pastor vinha com a sua moto, o motorista do carro estava embriagado.

Apesar da intervenção cirúrgica, Palmer morreu aos 50 anos, deixando esposa e dois filhos adolescentes. O Papa Francisco tinha previsto encontrar-se com ele em sua visita que fará ao pastor evangélico Giovanni Traettino, em Caserta, 28 de Julho.

Sendo amigos desde 2006, o Santo Padre o recebeu em 14 de janeiro de 2014 no Vaticano junto com a sua esposa. Palmer era líder de uma comunidade protestante de estilo carismático e liturgia anglicana chamada “The Ark Community”, integrada em uma aliança de congregações com siglas em inglês CEEC (Comunhão das Igrejas Episcopais Evangélicas).

Foi nessa audiência que Palmer gravou um vídeo com o seu celular, no qual o Papa saúda fraternalmente os pastores pentecostais, que teriam um encontro no Texas (Estados Unidos). Quando eles viram o vídeo, fizeram uma oração espontânea pedindo pela unidade dos cristãos e bênçãos para o Papa Francisco.

Meses depois, o pastor apresentou alguns líderes pentecostais ao Papa e eles saíram convencidos da paixão do Bispo de Roma pela Evangelização, pelo serviço aos necessitados e pelo desejo de unidade.