Em uma mensagem aos participantes da manifestação “Fly for peace”, o Papa Francisco exortou a “favorecer a tomada de consciência dos valores universais da paz e da solidariedade”.

Assim o expressou no texto assinado pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, por ocasião da primeira edição deste evento internacional celebrado em Trapani (Itália).

Conforme informou a Rádio Vaticano, a mensagem foi lida durante a missa que o Bispo de Trapani, Dom Pietro Maria Fragnelli presidiu no domingo, 20 de julho, na Praça Vittorio Emanuele, onde também concelebraram o Bispo de Mazara del Vallo, Dom Domenico Mogavero; e o presidente do “Fly for peace”, o Pe. Antonio Tofanelli.

O Santo Padre também pediu privilegiar “o diálogo como forma de encontro, para manter-se distante da globalização da indiferença, que faz lentamente acostumar-se com o sofrimento do outro”.

“Fly for peace” é uma iniciativa que busca voltar a colocar no centro do interesse internacional a urgência da paz, da cooperação e do diálogo entre as culturas e as religiões nas diversas realidades do Mediterrâneo, valorizando a vocação da Sicília no processo de integração e de solidariedade entre as pessoas, como o testemunham também as trágicas vicissitudes relacionadas com os desembarques nas costas da região de milhares de imigrantes.

Na mensagem, Francisco encomendou os frutos da manifestação à intercessão de Nossa Senhora, “a fim de que as populações da Sicília e do Mediterrâneo sejam repletas de prosperidade e de esperança”.