O Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput, anunciou que São João Paulo II e Santa Gianna Beretta Molla serão os santos patronos do Encontro Mundial das Famílias 2015, a ser celebrado em sua arquidiocese.

Durante a Missa celebrada em 20 de julho na Catedral de São Pedro e São Paulo, na Filadélfia (EUA), Dom Charles Chaput assinalou que “São João Paulo II e Santa Gianna foram escolhidos como os dois Santos patronos, para guiar toda a preparação e a participação neste evento internacional, já que eles encarnam plenamente a história, missão e o tema do Encontro Mundial das Famílias 2015”.

Durante a Missa, o Arcebispo também expôs um relicário contendo sangue de São João Paulo II, para a veneração dos fiéis.

O Encontro Mundial das Famílias, que se realizará entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015, terá como tema “O amor é nossa missão: a família plenamente viva”.

Espera-se que o evento congregue dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo.

Os encontros mundiais das famílias começaram em 1994, sob o encargo do Pontifício Conselho para a Família, durante o pontificado de São João Paulo II. Precisamente em agosto de 1997, com a presença do recém canonizado Pontífice, realizou-se a segunda edição do evento no Rio de Janeiro. A missão destas reuniões mundiais é fortalecer as famílias ao redor do mundo, animando-as a viver sua fé com alegria e sinceridade.

São João Paulo II tem um vínculo especial com a cidade da Filadélfia, pois foi o primeiro Papa a visitar a cidade em 1979. João Paulo II foi declarado o “Papa da família” durante a cerimônia de sua canonização.

Santa Gianna, mãe de quatro filhos, morreu enquanto dava à luz sua última filha. Conhecida como Mãe Coragem, foi beatificada em 1994 e canonizada em 2004 por São João Paulo II. Ela está fortemente associada à missão das famílias, e foi declarada padroeira das mães, dos médicos e dos nascituros.