Hoje, 16 de julho, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Carmo, cujo escapulário é utilizado por milhões de fiéis pelo mundo inteiro devido às promessas feitas à Mãe de Deus para chegar ao céu.

O Monte Carmelo é uma montanha situada na costa de Israel, Terra Santa, com vistas para o mar. Foi o lugar onde alguns profetas rendiam culto a Deus, entre eles Elias. É também o local onde no dia 16 de julho de 1251 Nossa Senhora se apareceu a São Simão Stock, Geral da ordem Carmelita em resposta a sua humilde súplica que invocava a sua proteção para a Ordem.

Nesse encontro, a Santíssima Virgem lhe deu o escapulário assinalando que será um sinal de privilégio para ele e para todos os carmelitas, além disso, prometeu que serão auxiliados em suas necessidades e disse que quem morrer usando o escapulário depois de uma vida de fidelidade a Deus, estará livre do fogo do inferno e conseguirá a libertação das penas do purgatório.

O Escapulário da Virgem do Monte Carmelo é um dos sacramentais marianos mais importantes junto à Medalha Milagrosa e o Santo Rosário.

São João Paulo II dizia “também eu levo sobre meu coração, há tanto tempo, o Escapulário do Carmo. Pelo amor que tenho à celestial Mãe, cuja proteção experimento continuamente, desejo que este ano mariano ajude a todos os religiosos e religiosas do Carmelo, e a todos os piedosos fiéis que a veneram filialmente, para crescer no seu amor e irradiar no mundo a presença desta Mulher do silêncio e da oração, invocada como Mãe da misericórdia, Mãe da esperança e  Mãe da graça”.

O Sumo Pontífice Emérito Bento XVI no domingo, 17 de Julho de 2011, na oração do Ângelus dominical assinalou que “o escapulário é um sinal particular da união com Jesus e Maria. Para aqueles que o usam, constitui um sinal do abandono filial na proteção da Virgem Imaculada” e continuou com o pedido de que “na nossa batalha contra o mal, Maria, nossa Mãe, nos cubra com seu manto”.

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é tradicionalmente usado pelos fiéis como símbolo da preservação da é e da firmeza na devoção à Virgem Maria.

A Oração a Nossa Senhora do Carmo, é a seguinte:

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade. Amém!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Saiba mais sobre a devoção acessando o site: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=32