Pelo menos 17 refugiados morreram dentro do complexo da Catedral Saint-Joseph de Bambari: aconteceu ontem, 18 de julho, no ataque perpetrado pelos rebeldes Seleka.

Assim o informaram fontes da agência Fides da Igreja na República Centro-Africana, que por razões de segurança pediram o anonimato.

Os rebeldes teriam depredado os desalojados e saqueado o complexo da Catedral, que compreende o Episcópio e uma escola, mas ainda não se sabe se o local de culto também foi profanado.

Em Bambari os ex-rebeldes Seleka se confrontam com as milícias anti-Balaka. Apesar da presença de tropas francesas na cidade, pelo menos 12.000 pessoas procuraram refúgio no complexo da Catedral para escapar da violência.

“O que está acontecendo em Bambari demonstra a tendência em ato no país, que corre o risco de se dividir, e esta é a preocupação de todos” dizem as fontes ao Fides.

“Por outro lado, também na capital, Bangui, onde a situação está aparentemente calma, existe o temor de uma repentina faísca de violência”, concluem.