Belo Horizonte é a próxima parada da Seleção Brasileira. Lá ela enfrentará o Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Dando seguimento às iniciativas de Evangelização do projeto “Jogar pela Vida”, promovido pela Arquidiocese de BH, jovens da capital mineira sairão às ruas para evangelizar brasileiros e estrangeiros brindando acolhida, realizando momentos de confraternização e partilha da fé. Entre as iniciativas evangelizadoras dos jovens, membros de movimentos eclesiais presentes em Belo Horizonte, haverá também atividades solidárias com moradores de rua da capital.

Segundo informou a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Belo Horizonte, o fluxo de torcedores, turistas e peregrinos, de diversos países e de todas as idades, tem sido intenso. Na Arquidiocese de BH estão sendo celebradas Missas em vários idiomas em oito igrejas, serviço pensado para acolher bem aos estrangeiros que visitam a cidade-sede da Copa. Entre os diferentes idiomas nos quais serão celebradas missas na Arquidiocese de Belo Horizonte estão o espanhol, o inglês e inclusive o aramaico, língua que falava Jesus. Muitos turistas também estão aproveitando a oportunidade para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, a Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Grupos de jovens vão promover momentos de evangelização nas ruas do Centro de Belo Horizonte a partir do dia 29 de junho. As ações integram a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Copa do Mundo e abrangem apresentações artísticas, momentos de oração, convivência e serviços à população que vive nas ruas.

No dia 29 de junho, começa a Missão Thalita Kum, expressão de origem hebraica que significa “Jovem, levanta-te”. A iniciativa é desenvolvida por integrantes da Comunidade Aliança de Misericórdia, que busca evangelizar por meio da música, teatro e dança.

Para a população de rua, além de atividades como corte de cabelo e distribuição de alimentos, os jovens dedicarão momentos de escuta e convivência. Eles vão, inclusive, dormir nas ruas da cidade, uma experiência de pobreza que educa o coração para a solidariedade. A Missão Talita Kun será concluída no dia 4 de julho. Nos dias 5 e 6 será realizado o Congresso Jovem da Comunidade Aliança de Misericórdia.

Evangelização na Fifa Fan Fest e Praça da Savassi

Os jovens que integram a Renovação Carismática Católica também se dedicarão à evangelização . A missão “Com Jesus na Copa” será vivida na Praça da Liberdade, Praça da Savassi e no Expominas, onde ocorre a Fifa Fan Fest.

Até o dia 13 de julho, o Ministério Jovem, da Renovação Carismática Católica (RCC), leva uma seleção de missionários, de 16 estados e 22 cidades, das cinco regiões do país, para realizar a missão “Jesus na Copa”.

“Estamos respondendo a um mandato, um chamado intransigente e inadiável da Igreja, o de sairmos e anunciarmos o Amor de Deus aos quatro cantos. Em especial, como nos pedem os Bispos da Igreja do Brasil, que é aproveitar o período da Copa para oportunizar momentos de evangelização”, explica Ruy Lima, coordenador nacional da Comissão de Missão do Ministério Jovem da RCCBrasil, responsável pela organização da missão “Jesus na Copa”.

Para a partida do dia 28 são esperados mais de 30 mil chilenos em BH, segundo a prefeitura da capital. Muitos vêm ao Brasil sem ingressos, apenas para torcer por sua equipe de maneira mais próxima, em território brasileiro. E mesmo com o espírito de rivalidade do jogo, os jovens missionários irão acolher a todos com grande entusiasmo durantes as atividades que se iniciam no dia 29.

Para mais informações sobre os horários das atividades, missas e demais iniciativas dos jovens na Arquidiocese de Belo Horizonte durante o período da Copa do Mundo, visite: 

http://www.arquidiocesebh.org.br/site/opiniao_e_noticias.php?id_opiniao_e_noticias=8403